quinta-feira, 8 de setembro de 2011

BRIGAS E RIXAS ENTRE MEMBROS DAS FAMÍLIAS BENEVIDES CARNEIRO, FERNANDES E SIMIÃO PEREIRA


A briga entre alguns membros das famílias Benevides Carneiro e Simião Pereira não é nenhuma novidade para os potiguares, que há muitos anos convivem com notícias relacionadas a essas duas famílias ou membros de outras famílias de influência na região Oeste, iniciada em 1981, com a morte do vereador e presidente da Câmara Municipal NERO NAZARENO FERNANDES, no dia 11 de abril de 1981. Neste trabalho mostraremos as mortes de membros dessas famílias:.

Porém, o assunto ganhou mais destaque quando o problema entre as duas famílias foi noticiado pela Rede Globo, no programa Linha Direta, um noticiário policial que ia ao ar todas as quintas-feiras e exibiu um capítulo sobre as famílias.

O material foi exibido pela emissora no dia 24 de julho de 2003 e teve um grande impacto no Rio Grande do Norte, principalmente na região Oeste.

A emissora fez a reconstituição da morte do médico João Pereira e do ex-prefeito de Caraúbas Aguinaldo Pereira, ambos assassinados com centenas de tiros, que aliás foi uma das marcas das mortes ocorridas na época.

Logo após a exibição do programa, o conteúdo virou DVD e foi espalhado pelo Rio Grande do Norte, bem como em outros Estados do Nordeste.

Os principais líderes das duas famílias foram assassinados de forma violenta e as investigações feitas na época apontam para ataques e contra-ataques.

Depois da exibição do programa, outras mortes ocorreram e foram atribuídas à rixa.

Uma das vítimas após a reportagem foi Elinaldo Simião Pereira, irmão de João Pereira e Aguinaldo Pereira, assassinado no dia 14 de abril de 2006. No vídeo, Elinaldo fala sobre a briga entre as duas famílias e que estaria marcado para morrer, o que veio a ocorrer anos depois.

11/04/1981 – O vereador e presidente da Câmara Municipal de Caraúbas Nero Nazareno Fernandes, , natural de Caraúbas, nascido em 12 de abril de 1943, foi assassinado em Caraúbas, com 32 tiros

26/01/1986 – Numa rebelião, seguida de fuga, na extinta penitenciária João Chaves, em Natal, é assassinado MAURÍCIO BENEVIDES CARNEIRO na porta do presídoo

27/12/1989 – O estudante Samuel Fernandes, tentou vingar a morte do pai, Nero Fernandes, fato registrado em 14 de abril de 1981, atira no agropecuarista Luiz Benevides Carneiro, “Doutor Carneiro”, na saída do Banco do Brasil, filial da cidade de Caraúbas, com tiros de espingarda calibre 12.

29/03/1996 – o Comerciante e motoqueiro CÉSAR VIEIRA, “CESAR MONTENEGRO”, é assassinado na porta de uma pousada e seu carro foi incendiado. Ele teria pago com a vida por ser amigo do delegado Gabriel, bem como outros envolvimentos contra a família CARNEIRO, segundo informações da polícia

26/01/1990 – Quando chegava para trabalhar na agência do Bandern, filial da cidade de Caraúbas, o cunhado do estudante Samuel Fernandes, Eriberto Soares Fernandes foi assassinado com vários tiros de armas de grosso calibre. O crime foi visto pela polícia como uma vingança da família Carneiro, já que o automóvel e arma que foram usados no atentado contra Doutor Benevides eram do bancário.

23/12/1999 - MÉDICO João Pereira da Silva¸ irmão do prefeito de Caraúbas, o capitão m´pedico Aguinaldo Pereira foi metralhado com vários tiros de calibres variados, fato registrado por volta das 22h50 dessa data, por quatro homens desconhecidos que chegaram numa perua Blazer e começaram a atirar.

João Pereira estava na calçada da residência de Rita Batista, no momento em que os matadores chegaram. Ele conversava tranquilamente com a enfermeira Valquiria Batista da Silva, 34, e outras duas mulheres conhecidas por Monique e Amélia.

Com o primeiro tiro, João Pereira correu para dentro de casa, mas os homens foram insistentes e o perseguiram até matá-lo. Deram outro tiro na perna do médico, que caiu. Em seguida, os homens dispararam dezenas de tiros de espingarda calibre 12. fuzil AR-15, pistolas automáticas em João Pereira. Dois tiros de 12 atingiram o tórax do médico, que morreu n o quarto da casa.

Outras três pessoas saíram feridas do tiroteio, a enfermeira Valquíria foi conduzida para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, com vários tiros na região abdominal, e foi operada, mas resistiu os ferimentos e veio a óbito.


13/01/1992 - ocorreu o assassinato do advogado Antônio Benevides Filho na cidade de Caraúbas, conhecido popularmente por Antonino Carneiro, era filho de Antonio Benevides Carneiro e Maria da Luz Gurgel. Foi assassinado por 3 homens desconhecidos às 19h30, com um tiro de espingarda calibre 12mm e 2 tiros de revólver calibre 38. O crime aconteceu quando a vítima estava em sua residência assistindo televisão.


25/02/1993 – Rixa entre famílias acabou na morte do ex-prefeito de Caraúbas Raimundo Amorim Fernandes, o Zimar, que foi morto nessa data com vários tiros desfechados pelo menor Emerson Carneiro, este

filho de Tico Carneiro. O motivo desse homicídio originou-se de uma rixa criada por Zimar com Dr. Benevides, quando não apoiou para sucede-lo nas eleições municipais de 1988, como ficara acordado em 1982, ocasião em que Doutor Benevides foi um dos principais responsáveis pela vitória de Zimar Fernandes. Esta teria sido uma segunda etapa da rixa entre as famílias Carneiro e Fernandes. A primeira etapa da rixa entre essas famílias pela disputa do poder, teria ocorrido no ano de 1981, quando o vereador e presidente da Câmara Municipal de Caraúbas, Nero Nazareno Fernandes, foi assassianado com 36 tiros re revólver calibre 38. Membros da família Carneiro assumiram o crime.

05/03/1993 – Na rodoviária da cidade de Caraúbas, o ex-segurança de Zimar Fernandes, João Airton, conhecido por João Gago, é metralhado diante de todos que estavam no local, inclusive o sargento Manoel Clementino do Carmo que nesse ínterim se encontrava fardado próximo a vítima. Mais um crime que a polícia atribuiu à família Carneiro.

09/12/1997 – Três pistoleiros não identificados invadem a Panificadora Sabor do Trigo, na cidade de Caraúbas, por volta das 21 horas e assassina

o pecuarista José Diniz Alves, 34 anos, com mais de

30 tiros. José Diniz que residia no Parque de Vaquejada que leva o seu nome. Os criminosos fugiram numa camioneta Fiat Fiorino, sem placa.

José Diniz conversava na calçada da panificadora, no centro de Caraúbas, com o comerciante Ronaldo Gurgel, proprietário da panificadora, quando foi surpreendido pelos pistoleiros. A vítima reconheceu os inimigos e tentou fugir

correndo para dentro da padaria, sendo alcançado por eles que começaram a atirar.

23/12/1999 - MÉDICO João Pereira da Silva¸ irmão do prefeito de Caraúbas, o capitão médico Aguinaldo Pereira foi metralhado com vários tiros de calibres variados, fato registrado por volta das 22h50 dessa data, por quatro homens desconhecidos que chegaram numa perua Blazer e começaram a atirar.

João Pereira estava na calçada da residência de Rita Batista, no momento em que os matadores chegaram. Ele conversava tranquilamente com a enfermeira Valquiria Batista da Silva, 34, e outras duas mulheres conhecidas por Monique e Amélia.

Com o primeiro tiro, João Pereira correu para dentro de casa, mas os homens foram insistentes e o perseguiram até matá-lo. Deram outro tiro na perna do médico, que caiu. Em seguida, os homens dispararam dezenas de tiros de espingarda calibre 12. fuzil AR-15, pistolas automáticas em João Pereira. Dois tiros de 12 atingiram o tórax do médico, que morreu n o quarto da casa.

Outras três pessoas saíram feridas do tiroteio, a enfermeira Valquiria foi conduzida para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, com vários tiros na região abdominal, e foi operada, mas resistiu os ferimentos e veio a óbito.


12/09/2001 – Foi sepultado no cemitério de Felipe Guerra o agropecuarista Luiz Benevides Carneiro, o“Doutor Benevides Carneiro”,53 anos,
natural de Felipe Guerra, nascido a 27 de junho de 1948, filho de Francisco Benevides Carneiro, 88 anos, conhecido popularmente por Chiquinho de Andrade e de Joana Valentim, 84 anos. Doutor Benevides morreu de infarto na Casa de Custódia de Terezina-PI, quando tomava banho de sol, fato registrado no dia 10 de setembro de 2001. Os pais de Doutor Benevides acompanharam o velório demonstrando intranqüilidade, diante dos últimos acontecimentos. Chiquinho numa rápida conversa com o repórter do
Jornal de Fato, foi indagado sobre como estava se sentindo com a morte do filho. “As coisas estão tão ruim que não é nem bom a gente falar, disse Chiquinho. A mãe de Doutor, dona Joana Valentim, preferiu não tocar no assunto, limitando-se a chorar.

O sepultado ocorreu no dia 12 de setembro de 2001 e foi marcado com a presença das Polícias Militar, Civil e Federal, que não deram trégua para a aproximação do mecânico Valdetário Benevides e de outros parentes que estão foragidos. A polícia montou barreira na entrada da cidade (BR 405) e em diversos pontos do Centro. Mesmo assim, surgiram rumores na cidade de que Valdetário estava dentro do cemitério aguardando a chegada do corpo, e assistiu ao sepultamento. O fato não foi confirmado pela família. Os comentários eram de que Ele estava vestido com roupas femininas.

08/11/2001 – O prefeito Aguinaldo Pereira, sua mulher ANTONIA GURGEL DE NÓBREGA PEREIRA, e mais três pessoas que os acompanhavam são metralhados na RN 117, trecho Mossoró-Governador

10/04/2006 – O agropecuarista Elinaldo Simão Pereira, 43 anos, irmão dos doutores Aguinaldo Pereira e João Pereira, ambos assassinados, foi assassinado pela manhã na cidade de Pau dos Ferros. Ele havia ido até a Pousada Parque das Serras visitar uma namorada, num veículo tipo pampa. Dois homens em uma moto, com capacete, alvejaram Elinaldo com vários disparos, sem chance de defesa. A vítima chegou a correr dez metros, mas caiu após vários disparos.

SD EDMILSON MATA SUA ESPOSA E SUICIDOU-SE


06/01/2009 - Um relacionamento amoroso que durou cerca de cinco anos - entre idas e vindas - e já tinha gerado duas crianças foi encerrado no início da tarde de ontem com uma tragédia. O soldado da Polícia Militar de Mossoró Edmilson Fernandes Cavalcante da Silveira, 29, assassinou sua esposa, a dona-de-casa Sonaly Sandja Oliveira Silva, 24, com três tiros e depois se matou com um tiro na boca. Os dois discutiram porque ela estava tentando ir embora de casa. Na hora do crime, ele estava trabalhando.
De acordo com testemunhas, por volta das 14h , o policial estava fazendo o patrulhamento ostensivo pela cidade quando recebeu uma ligação em seu celular. Era uma pessoa avisando que Sonaly estava com as coisas prontas para sair de casa, que fica situada na Rua Antônio Delmiro de Medeiros, 3768, bairro Alto da Conceição. O militar, que trabalha na Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) avisou ao seu parceiro que precisava resolver um problema em casa. Ele parou a moto em frente à casa vizinha e deparou-se com um carro de mudança estacionado.Sonaly já havia arrumado suas coisas em uma caminhonete tipo F-4000, quando o marido retornou. Ainda de acordo com testemunhas, os dois chegaram a discutir com tom de voz alterado. Enquanto isso, o outro policial que acompanhava Silveira esperava do lado de fora da residência. Repentinamente, foram efetuados quatro disparos. Foi neste momento que o outro PM entrou na casa para intervir, mas Sonaly já estava caída na porta da cozinha e Silveira efetuou outro disparo, este contra sua cabeça, atingindo a boca. O projétil atravessou e saiu na orelha.Dentro da casa, havia apenas Sonaly, Silveira e os dois filhos do casal, um garotinho de três anos e outro com quatro. As crianças presenciaram tudo e entraram em estado de choque. A vítima ainda tentou fugir pelos fundos, mas foi atingida por três, dos quatro disparos efetuados pelo militar. A arma usada para o crime pertence à corporação, Uma unidade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) ainda foi acionada para socorrer as vítimas, mas quando a equipe médica chegou ao local os dois já estavam mortos. A partir daí, o local do crime foi isolado pela Polícia Militar até a

PM tinha histórico de violência
O crime de ontem chocou a maioria das pessoas que moravam próximo às vítimas, mas uma boa parte afirma que já era previsível a atitude do soldado Silveira, como era conhecido na corporação.
Segundo o pai da vítima, o agricultor Francisco Duarte, mais conhecido como "Chiquinho", ele já teria tentado intervir diversas vezes, pedindo que a filha se separasse do policial. "Eu sabia que uma coisa dessas iria acontecer a qualquer hora. Quando soube que ele estava batendo nela, fui atrás para conversar, mas ele era um cara muito 'fechadão' e não quis conversa", revela Chiquinho.Ainda segundo o pai da vítima, Sonaly reclamava constante das agressões e do comportamento rude do seu marido. "Ela dizia que de vez em quando acordava no meio da noite com uma arma apontada para sua cabeça", revela Chiquinho, que por várias vezes tentou aconselhar a filha. "Eu dizia: minha filha, deixe esse homem. É o melhor que você poderia fazer. Mas ela não conseguia. Era muito difícil", acrescenta.Apesar do histórico de agressividade, não havia nenhum tipo de denúncia formal contra o policial militar."O comando desconhecia qualquer desavença que existisse com ele no âmbito familiar. Eu tive conversando com policiais que trabalhavam com ele na Rocam e eles disseram que ele já comentava que seu relacionamento com a esposa não andava muito bem, mas ninguém esperava que uma coisa dessa poderia acontecer", destacou o tenente-coronel Elias Cândido de Araújo.

Quem sou eu

Minha foto
Sou o subtenente PM/RN JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, natural de Mossoró-RN, pai de quatro filhos e que tem como base principal de vida:AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS" e AMAR AO PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO"; ÃLÉM DE SER HUMILDADE E ATÉ A PRESENTE DATA NUNCA ECONOMIZEI UM GOTA DE HONESTIDADE. TENHO A MANIA DE ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER, DE LER, LER, LER; DE PESQUISAR. COM CINCO BLOGS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, CUJA META FINAL É DE CHEGAR AOS 7 BLOGS E 400 LINKS. SOU 95 POR CENTO TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E 5 POR CENTO FLUMINENSE.

Minha lista de blogs

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL OESTE NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 12 BLOGS, 1025 LINKS, DOIS ORKUTS, UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1042 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!