A briga entre alguns membros das famílias Benevides Carneiro e Simião Pereira não é nenhuma novidade para os potiguares, que há muitos anos convivem com notícias relacionadas a essas duas famílias ou membros de outras famílias de influência na região Oeste, iniciada em 1981, com a morte do vereador e presidente da Câmara Municipal NERO NAZARENO FERNANDES, no dia 11 de abril de 1981. Neste trabalho mostraremos as mortes de membros dessas famílias:.
Porém, o assunto ganhou mais destaque quando o problema entre as duas famílias foi noticiado pela Rede Globo, no programa Linha Direta, um noticiário policial que ia ao ar todas as quintas-feiras e exibiu um capítulo sobre as famílias.
O material foi exibido pela emissora no dia 24 de julho de 2003 e teve um grande impacto no Rio Grande do Norte, principalmente na região Oeste.
A emissora fez a reconstituição da morte do médico João Pereira e do ex-prefeito de Caraúbas Aguinaldo Pereira, ambos assassinados com centenas de tiros, que aliás foi uma das marcas das mortes ocorridas na época.
Logo após a exibição do programa, o conteúdo virou DVD e foi espalhado pelo Rio Grande do Norte, bem como em outros Estados do Nordeste.
Os principais líderes das duas famílias foram assassinados de forma violenta e as investigações feitas na época apontam para ataques e contra-ataques.
Depois da exibição do programa, outras mortes ocorreram e foram atribuídas à rixa.
Uma das vítimas após a reportagem foi Elinaldo Simião Pereira, irmão de João Pereira e Aguinaldo Pereira, assassinado no dia 14 de abril de 2006. No vídeo, Elinaldo fala sobre a briga entre as duas famílias e que estaria marcado para morrer, o que veio a ocorrer anos depois.
11/04/1981 – O vereador e presidente da Câmara Municipal de Caraúbas Nero Nazareno Fernandes, , natural de Caraúbas, nascido em 12 de abril de 1943, foi assassinado em Caraúbas, com 32 tiros
26/01/1986 – Numa rebelião, seguida de fuga, na extinta penitenciária João Chaves, em Natal, é assassinado MAURÍCIO BENEVIDES CARNEIRO na porta do presídoo
27/12/1989 – O estudante Samuel Fernandes, tentou vingar a morte do pai, Nero Fernandes, fato registrado em 14 de abril de 1981, atira no agropecuarista Luiz Benevides Carneiro, “Doutor Carneiro”, na saída do Banco do Brasil, filial da cidade de Caraúbas, com tiros de espingarda calibre 12.
29/03/1996 – o Comerciante e motoqueiro CÉSAR VIEIRA, “CESAR MONTENEGRO”, é assassinado na porta de uma pousada e seu carro foi incendiado. Ele teria pago com a vida por ser amigo do delegado Gabriel, bem como outros envolvimentos contra a família CARNEIRO, segundo informações da polícia
26/01/1990 – Quando chegava para trabalhar na agência do Bandern, filial da cidade de Caraúbas, o cunhado do estudante Samuel Fernandes, Eriberto Soares Fernandes foi assassinado com vários tiros de armas de grosso calibre. O crime foi visto pela polícia como uma vingança da família Carneiro, já que o automóvel e arma que foram usados no atentado contra Doutor Benevides eram do bancário.
23/12/1999 - MÉDICO João Pereira da Silva¸ irmão do prefeito de Caraúbas, o capitão m´pedico Aguinaldo Pereira foi metralhado com vários tiros de calibres variados, fato registrado por volta das 22h50 dessa data, por quatro homens desconhecidos que chegaram numa perua Blazer e começaram a atirar.
João Pereira estava na calçada da residência de Rita Batista, no momento em que os matadores chegaram. Ele conversava tranquilamente com a enfermeira Valquiria Batista da Silva, 34, e outras duas mulheres conhecidas por Monique e Amélia.
Com o primeiro tiro, João Pereira correu para dentro de casa, mas os homens foram insistentes e o perseguiram até matá-lo. Deram outro tiro na perna do médico, que caiu. Em seguida, os homens dispararam dezenas de tiros de espingarda calibre 12. fuzil AR-15, pistolas automáticas
Outras três pessoas saíram feridas do tiroteio, a enfermeira Valquíria foi conduzida para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, com vários tiros na região abdominal, e foi operada, mas resistiu os ferimentos e veio a óbito.
13/01/1992 - ocorreu o assassinato do advogado Antônio Benevides Filho na cidade de Caraúbas, conhecido popularmente por Antonino Carneiro, era filho de Antonio Benevides Carneiro e Maria da Luz Gurgel. Foi assassinado por 3 homens desconhecidos às 19h30, com um tiro de espingarda calibre 12mm e 2 tiros de revólver calibre 38. O crime aconteceu quando a vítima estava em sua residência assistindo televisão.
25/02/1993 – Rixa entre famílias acabou na morte do ex-prefeito de Caraúbas Raimundo Amorim Fernandes, o Zimar, que foi morto nessa data com vários tiros desfechados pelo menor Emerson Carneiro, este
filho de Tico Carneiro. O motivo desse homicídio originou-se de uma rixa criada por Zimar com Dr. Benevides, quando não apoiou para sucede-lo nas eleições municipais de 1988, como ficara acordado em 1982, ocasião
09/12/1997 – Três pistoleiros não identificados invadem a Panificadora Sabor do Trigo, na cidade de Caraúbas, por volta das 21 horas e assassina
o pecuarista José Diniz Alves, 34 anos, com mais de
30 tiros. José Diniz que residia no Parque de Vaquejada que leva o seu nome. Os criminosos fugiram numa camioneta Fiat Fiorino, sem placa.
José Diniz conversava na calçada da panificadora, no centro de Caraúbas, com o comerciante Ronaldo Gurgel, proprietário da panificadora, quando foi surpreendido pelos pistoleiros. A vítima reconheceu os inimigos e tentou fugir
correndo para dentro da padaria, sendo alcançado por eles que começaram a atirar.
23/12/1999 - MÉDICO João Pereira da Silva¸ irmão do prefeito de Caraúbas, o capitão médico Aguinaldo Pereira foi metralhado com vários tiros de calibres variados, fato registrado por volta das 22h50 dessa data, por quatro homens desconhecidos que chegaram numa perua Blazer e começaram a atirar.
João Pereira estava na calçada da residência de Rita Batista, no momento em que os matadores chegaram. Ele conversava tranquilamente com a enfermeira Valquiria Batista da Silva, 34, e outras duas mulheres conhecidas por Monique e Amélia.
Com o primeiro tiro, João Pereira correu para dentro de casa, mas os homens foram insistentes e o perseguiram até matá-lo. Deram outro tiro na perna do médico, que caiu. Em seguida, os homens dispararam dezenas de tiros de espingarda calibre 12. fuzil AR-15, pistolas automáticas
Outras três pessoas saíram feridas do tiroteio, a enfermeira Valquiria foi conduzida para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, com vários tiros na região abdominal, e foi operada, mas resistiu os ferimentos e veio a óbito.
O sepultado ocorreu no dia 12 de setembro de 2001 e foi marcado com a presença das Polícias Militar, Civil e Federal, que não deram trégua para a aproximação do mecânico Valdetário Benevides e de outros parentes que estão foragidos. A polícia montou barreira na entrada da cidade (BR 405) e em diversos pontos do Centro. Mesmo assim, surgiram rumores na cidade de que Valdetário estava dentro do cemitério aguardando a chegada do corpo, e assistiu ao sepultamento. O fato não foi confirmado pela família. Os comentários eram de que Ele estava vestido com roupas femininas.
08/11/2001 – O prefeito Aguinaldo Pereira, sua mulher ANTONIA GURGEL DE NÓBREGA PEREIRA, e mais três pessoas que os acompanhavam são metralhados na RN 117, trecho Mossoró-Governador
10/04/2006 – O agropecuarista Elinaldo Simão Pereira, 43 anos, irmão dos doutores Aguinaldo Pereira e João Pereira, ambos assassinados, foi assassinado pela manhã na cidade de Pau dos Ferros. Ele havia ido até a Pousada Parque das Serras visitar uma namorada, num veículo tipo pampa. Dois homens em uma moto, com capacete, alvejaram Elinaldo com vários disparos, sem chance de defesa. A vítima chegou a correr dez metros, mas caiu após vários disparos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário